segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A Tecnologia ao Longo do Tempo

A evolução da tecnologia vem se desenvolvendo por fases.
A primeira fase começou na década de 70 onde os computadores eram enormes e demoravam muito tempo para processar as informações. A segunda etapa começa em 1970 com o surgimento do microcomputador, quando os japoneses inventaram computadores menores e mais rápidos. E enfim a terceira fase foi a tecnologia avançando com o surgimento das redes que são uma forma de estrutura da sociedade onde estamos conectados com o mundo através de um computador.
O fato de estarmos conectados com o mundo social e cultural, transforma nossa cultura, ou seja minha cultura esta conectada com outras culturas e assim podemos trocar informações com outras pessoas, de outras cidades, países, etc. Através das redes podemos saber o que esta acontecendo ou conhecer diversas coisas e lugares sem precisar sair de casa.
A tecnologia é importante para a formação de professores mesmo assim há pouco investimento para o uso da mesma.
A finalidades básicas da educação são primeiro para o mercado de trabalho, exercício da cidadania, onde as pessoas não tem acesso as grandes tecnologias e essas estão cada vez ficando para tráz na preparação pro mercado de trabalho.
As mudanças das gerações causadas pela tecnologia são da aprendizagem linear para aprendizagem hipertextual e hipermídia, ou seja, mudança de paradigmas (fazer coisas diferentes dos recursos disponiveis). Os principais projetos do governo é a TV escola, PROINFO são projetos para capacitar professores.

Um comentário:

Caroline Guedes disse...

Vocês relataram no texto diversos aspectos interessantes que discutimos em sala de aula a partir do texto do Nelson Pretto, mas, por se tratar de um editorial, no qual a opinião dos editores é importante, o texto de vocês ficou sem opinião, ele apenas relata os fatos e acontecimentos, as questões que apontamos na discussão feita em sala. Faltou vocês opinarem mais. O que pensam sobre o fato de estarmos conectados em rede? Em que isto interfere no trabalho do professor em sala de aula? Esta geração que não aprende mais de forma linear, mas de forma hipertextual, provoca quais modificações na escola? E assim por diante...