TEMA :
Bonecos de garrafa pet.
JUSTIFICATICA:
O meio ambiente está em desequilíbrio devido a grande quantidade de desmatamento e poluição. Os lixos que podem reciclados estão sendo depositados em locais não adequados causando assim grande impacto ambiental.
Sabemos que o lixo pode ser reaproveitado tanto para a confecção de objetos como para a reciclágem. A grande quantidade de sucatas pode transformar uma criança triste em uma criança feliz, possibilitando a ela um brinquedo diferente.
Portanto a criação de bonecos de sucatas além de alegrar a criança lhe possibilitará o interesse pelo meio ambiente, aprendendo assim a proteger a natureza destes males.
OBJETIVO GERAL:
Confeccionar um boneco com garrafas pets, e conscientizar a crianças dos riscos que os mesmos causam ao meio ambiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender a importância da reciclagem para o bem do meio ambiente;
Conscientizar a criança da importância de reutilizar as garrafas pet;
Construir um boneco junto com a crianças;
proporcionar a criança algumas técnicas de como confeccionar um boneco a partir das sucatas (materiais recicláveis).
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Hoje em dia, vivemos a chamada "era do descartável". Todos os produtos que adquirimos vêm em embalagens que são imediatamente descartadas quando seu conteúdo é consumido. Esse material desprezado é chamado de sucata.
Considerando que cada pessoa produz em média 1kg de lixo por dia - incluindo materiais orgânicos - imagine a enorme quantidade de detritos acumulados ao longo do tempo!
Agora dá pra entender por que o destino do lixo é considerado um problema tão grave.
Por isso, é importante saber que existem muitas formas de aproveitar esses materiais. A mais importante delas é a reciclagem.
A sucata também serve de matéria-prima para produtos artesanais, que podem se converter numa fonte de renda. Muitas pessoas a usam para a confecção de objetos. Já as crianças podem transformar a sucata em brinquedos! Além de divertida, essa atividade é uma ótima oportunidade para ensinar aos pequenos a importância da reutilização do lixo.
Trabalhar com sucata também ajuda as crianças a desenvolver a criatividade, a imaginação e o senso estético, além de resgatar a importância do próprio brinquedo.
A finalidade do boneco de sucatas, é além de incentivar a criança à reciclagem, ajuda-lá também a proporcionar para si mesma e para outras crianças a alegria de um material transformado de lixo em um brinquedo.
O boneco de sucatas é muito simples de ser construído, basta uma garrafa pet de 500ml, 17 tampinhas de garrafas, 8 argolas das tampinhas das garrafas pet, uma bolinha de plástico, linha ou arame.
Tudo isso com muita atenção e dedicação se tornará um boneco que pode ser de grande importância para o desenvolvimento da criança e a preservação do nosso meio ambiente.
PLANEJAMENTO DAS AULAS
PRIMEIRO MOMENTO
Idade : 5 anos
Duração da atividades: 2 horas
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Ao final desta aula as crianças deverão perceber os riscos que a não reciclagem pode causar ao meio ambiente;
LINGUAGEM/ CONTEÚDO
- Linguagem verbal
AÇÃO EDUCATIVA
- Contar a história da reciclagem;
- Dialogar com as crianças sobre a importância da reciclagem.
MATERIAIS DIDÁTICOS
- Fundamentação teórica do meio ambiente.
AVALIAÇÃO
- Será avaliado o interesse das crianças quanto a atenção e o questionamento que as mesmas farão.
SEGUNDO MOMENTO
Idade : 5 anos
Duração da atividades: 2 horas
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Ao final desta aula as crianças deverão perceber os vários tipos de bonecos que existem.
LINGUAGEM/ CONTEÚDO
- Linguagem verbal;
- Linguagem visual;
AÇÃO EDUCATIVA
- Mostrar para as crianças a fundamentação teórica sobre bonecos.
- Dialogar com as crianças sobre os bonecos que existem, e que podem ser produzidos com materiais reciclados.
MATERIAIS DIDÁTICOS
- Fundamentação teórica sobre bonecos.
AVALIAÇÃO
- Será avaliado o interesse das crianças quanto a atenção e o questionamento que as mesmas farão.
TERCEIRO MOMENTO
Idade : 5 anos
Duração da atividades: 2 horas
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- As crianças deverão desenvolver a sua criatividade no decorrer da atividade produzindo o seu boneco.
LINGUAGEM/ CONTEÚDO
- Linguagem verbal;
- Linguagem visual;
- Linguagem motora.
AÇÃO EDUCATIVA
- A criança vai projetar o seu boneco em forma de desenho.
MATERIAIS DIDÁTICOS
- Papel;
- Lápis preto;
- Lápis de cor.
AVALIAÇÃO
- Será avaliado o desenvolvimento da criança no decorrer da atividade.
QUARTO MOMENTO
Idade : 5 anos
Duração da atividades: 2 horas
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- As crianças deverão desenvolver a sua criatividade no decorrer da atividade confeccionando o boneco.
LINGUAGEM/ CONTEÚDO
- Linguagem verbal;
- Linguagem visual;
- Linguagem motora.
AÇÃO EDUCATIVA
- Confeccionar o boneco.
MATERIAIS DIDÁTICOS
- Desenho que a criança fez na aula passada.
- Garrafas pet;
- Tampas de garrafas pet;
- Linha ou arame;
- Tinta:
- Bolinha.
AVALIAÇÃO
- Será avaliado o desenvolvimento da criança no decorrer da atividade.
QUINTO MOMENTO
Idade : 5 anos
Duração da atividades: 2 horas
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Valorizar os materiais recicláveis
LINGUAGEM/ CONTEÚDO
- Linguagem verbal;
- Linguagem visual;
AÇÃO EDUCATIVA
- As crianças apresentarão para os alunos da escola seus bonecos em uma feira montada na escola.
MATERIAIS DIDÁTICOS
- Boneco confeccionado.
AVALIAÇÃO
- Será avaliado o interesse na apresentação de seus bonecos.
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Carla. Lixo que vira brinquedo: 02/09/2007. disponível em sites http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=497&class=09 . Acesso em 15/04/08.
Arte de Sucata: 2006. disponível: sites http://www.artedesucata.com.br/?artxiv=fotos. Acesso em 15/04/08
terça-feira, 22 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
A proposta do projeto é interessante, mas penso que vocês podem ampliar a fundamentação teórica, pois auxiliará no trabalho com as crianças, para que vocês tenham material para explicar sobre a importância da reciclagem, por que é necessário reciclar, de que forma cada criança pode contribuir neste processo de reciclagem.
Na parte das aulas, é preciso cuidar para que os bonecos sejam realmente uma criação das crianças. Vocês podem mostrar os exemplos que encontraram, mas precisam incentivar a criação de cada criança.
Quando vocês elaboram o planejamento das aulas, a ação educativa precisa estar detalhada, com tudo o que vai acontecer durante a aula. Quanto melhor descrita a ação educativa, melhor se torna a compreensão do que vocês desenvolverão com as crianças.
Bom dia. Eu trabalho com a Ed. infantil. Gostei da proposta , mas cadê o passo a passo do boneco?
Postar um comentário