terça-feira, 22 de abril de 2008

Projeto

TEMA :

Bonecos de garrafa pet.

JUSTIFICATICA:

O meio ambiente está em desequilíbrio devido a grande quantidade de desmatamento e poluição. Os lixos que podem reciclados estão sendo depositados em locais não adequados causando assim grande impacto ambiental.
Sabemos que o lixo pode ser reaproveitado tanto para a confecção de objetos como para a reciclágem. A grande quantidade de sucatas pode transformar uma criança triste em uma criança feliz, possibilitando a ela um brinquedo diferente.
Portanto a criação de bonecos de sucatas além de alegrar a criança lhe possibilitará o interesse pelo meio ambiente, aprendendo assim a proteger a natureza destes males.

OBJETIVO GERAL:

Confeccionar um boneco com garrafas pets, e conscientizar a crianças dos riscos que os mesmos causam ao meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Compreender a importância da reciclagem para o bem do meio ambiente;
Conscientizar a criança da importância de reutilizar as garrafas pet;
Construir um boneco junto com a crianças;
proporcionar a criança algumas técnicas de como confeccionar um boneco a partir das sucatas (materiais recicláveis).

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Hoje em dia, vivemos a chamada "era do descartável". Todos os produtos que adquirimos vêm em embalagens que são imediatamente descartadas quando seu conteúdo é consumido. Esse material desprezado é chamado de sucata.
Considerando que cada pessoa produz em média 1kg de lixo por dia - incluindo materiais orgânicos - imagine a enorme quantidade de detritos acumulados ao longo do tempo!
Agora dá pra entender por que o destino do lixo é considerado um problema tão grave.
Por isso, é importante saber que existem muitas formas de aproveitar esses materiais. A mais importante delas é a reciclagem.
A sucata também serve de matéria-prima para produtos artesanais, que podem se converter numa fonte de renda. Muitas pessoas a usam para a confecção de objetos. Já as crianças podem transformar a sucata em brinquedos! Além de divertida, essa atividade é uma ótima oportunidade para ensinar aos pequenos a importância da reutilização do lixo.
Trabalhar com sucata também ajuda as crianças a desenvolver a criatividade, a imaginação e o senso estético, além de resgatar a importância do próprio brinquedo.
A finalidade do boneco de sucatas, é além de incentivar a criança à reciclagem, ajuda-lá também a proporcionar para si mesma e para outras crianças a alegria de um material transformado de lixo em um brinquedo.
O boneco de sucatas é muito simples de ser construído, basta uma garrafa pet de 500ml, 17 tampinhas de garrafas, 8 argolas das tampinhas das garrafas pet, uma bolinha de plástico, linha ou arame.
Tudo isso com muita atenção e dedicação se tornará um boneco que pode ser de grande importância para o desenvolvimento da criança e a preservação do nosso meio ambiente.

PLANEJAMENTO DAS AULAS

PRIMEIRO MOMENTO

Idade : 5 anos
Duração da atividades: 2 horas

OBJETIVO ESPECÍFICO:

- Ao final desta aula as crianças deverão perceber os riscos que a não reciclagem pode causar ao meio ambiente;

LINGUAGEM/ CONTEÚDO

- Linguagem verbal

AÇÃO EDUCATIVA

- Contar a história da reciclagem;
- Dialogar com as crianças sobre a importância da reciclagem.

MATERIAIS DIDÁTICOS

- Fundamentação teórica do meio ambiente.

AVALIAÇÃO

- Será avaliado o interesse das crianças quanto a atenção e o questionamento que as mesmas farão.

SEGUNDO MOMENTO

Idade : 5 anos
Duração da atividades: 2 horas

OBJETIVO ESPECÍFICO:

- Ao final desta aula as crianças deverão perceber os vários tipos de bonecos que existem.

LINGUAGEM/ CONTEÚDO

- Linguagem verbal;
- Linguagem visual;

AÇÃO EDUCATIVA

- Mostrar para as crianças a fundamentação teórica sobre bonecos.
- Dialogar com as crianças sobre os bonecos que existem, e que podem ser produzidos com materiais reciclados.

MATERIAIS DIDÁTICOS

- Fundamentação teórica sobre bonecos.

AVALIAÇÃO

- Será avaliado o interesse das crianças quanto a atenção e o questionamento que as mesmas farão.

TERCEIRO MOMENTO

Idade : 5 anos
Duração da atividades: 2 horas

OBJETIVO ESPECÍFICO:

- As crianças deverão desenvolver a sua criatividade no decorrer da atividade produzindo o seu boneco.

LINGUAGEM/ CONTEÚDO

- Linguagem verbal;
- Linguagem visual;
- Linguagem motora.

AÇÃO EDUCATIVA

- A criança vai projetar o seu boneco em forma de desenho.

MATERIAIS DIDÁTICOS

- Papel;
- Lápis preto;
- Lápis de cor.

AVALIAÇÃO

- Será avaliado o desenvolvimento da criança no decorrer da atividade.

QUARTO MOMENTO

Idade : 5 anos
Duração da atividades: 2 horas

OBJETIVO ESPECÍFICO:

- As crianças deverão desenvolver a sua criatividade no decorrer da atividade confeccionando o boneco.

LINGUAGEM/ CONTEÚDO

- Linguagem verbal;
- Linguagem visual;
- Linguagem motora.

AÇÃO EDUCATIVA

- Confeccionar o boneco.

MATERIAIS DIDÁTICOS

- Desenho que a criança fez na aula passada.
- Garrafas pet;
- Tampas de garrafas pet;
- Linha ou arame;
- Tinta:
- Bolinha.

AVALIAÇÃO

- Será avaliado o desenvolvimento da criança no decorrer da atividade.

QUINTO MOMENTO

Idade : 5 anos
Duração da atividades: 2 horas

OBJETIVO ESPECÍFICO:

- Valorizar os materiais recicláveis

LINGUAGEM/ CONTEÚDO

- Linguagem verbal;
- Linguagem visual;

AÇÃO EDUCATIVA

- As crianças apresentarão para os alunos da escola seus bonecos em uma feira montada na escola.

MATERIAIS DIDÁTICOS

- Boneco confeccionado.

AVALIAÇÃO

- Será avaliado o interesse na apresentação de seus bonecos.

REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, Carla. Lixo que vira brinquedo: 02/09/2007. disponível em sites http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=497&class=09 . Acesso em 15/04/08.

Arte de Sucata: 2006. disponível: sites http://www.artedesucata.com.br/?artxiv=fotos. Acesso em 15/04/08

2 comentários:

Caroline Guedes disse...

A proposta do projeto é interessante, mas penso que vocês podem ampliar a fundamentação teórica, pois auxiliará no trabalho com as crianças, para que vocês tenham material para explicar sobre a importância da reciclagem, por que é necessário reciclar, de que forma cada criança pode contribuir neste processo de reciclagem.

Na parte das aulas, é preciso cuidar para que os bonecos sejam realmente uma criação das crianças. Vocês podem mostrar os exemplos que encontraram, mas precisam incentivar a criação de cada criança.

Quando vocês elaboram o planejamento das aulas, a ação educativa precisa estar detalhada, com tudo o que vai acontecer durante a aula. Quanto melhor descrita a ação educativa, melhor se torna a compreensão do que vocês desenvolverão com as crianças.

Betinha Artes disse...

Bom dia. Eu trabalho com a Ed. infantil. Gostei da proposta , mas cadê o passo a passo do boneco?